sábado, 31 de agosto de 2013

Wolfgang Hermann Kohls (1921-2012).

A Filatelia não envolve apenas selos postais. Ela também envolve pessoas, homens e mulheres, jovens e adultos. Todos unidos pela paixão por colecionar selos. Muitos filatelistas fizeram história por onde passaram e recordá-los é algo importante para a memória filatélica. Esse é o caso do colecionador teuto-brasileiro Wolfgang Hermann Kohls (1921-2012). "Seu" Kohls, como era conhecido entre muitos filatelistas, nasceu na Alemanha e, junto com seus pais, emigrou para Joinville (SC). Foi um dos sócios-fundadores da Associação Filatélica de Joinville, em 13 de abril de 1945, sendo, durante anos, seu presidente de honra. Além de colecionador, Wolfgang Kohls foi um importante comerciante filatélico, cujos itens negociados ao longo de décadas contribuíram para o crescimento de diversas coleções. Wolfgang Hermann Kohls faleceu durante a tarde do dia 01 de abril de 2012, um Domingo, enquanto repousava em sua residência.
Fontes: Associação Filatélica de Joinville; Federação dos Filatelistas do Brasil.
 
Durante anos, Wolfgang H. Kohls forneceu selos novos brasileiros para diversos colecionadores de Joinville e outras regiões, através da assinatura mensal "Brasil completo". O documento acima refere-se à remessa de 30 de setembro de 1960, enviada ao colecionador joinvilense Eduardo Ledoux de Oliveira. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
 
Inteiro postal - envelope pré-selado para remessa de valor (RHM, EV-22) - circulado entre os municípios catarinenses de Tanguará (12/07/1947) e Joinville - sem data de chegada registrada. Documento postal pertencente à coleção do autor obtido através de Wolfgang H. Kohls, assim como diversos outros itens pertencentes às suas coleções.